domingo, 17 de agosto de 2008

SALVADOR DALÍ NO MoMA

















Desde o dia 29 de junho e até o dia 15 de setembro, o MoMA estará expondo a obra deste grande gênio do surrealismo.

Trazendo junto mais de 130 pinturas , desenhos, cenários e filmes por Salvador Dalí (1904-1989), esta exposição explora o papel que o cinema jogou no trabalho do artista. Uma inspiração e uma tomada para a experimentação, filmes eram a paixão de Dalí, e a visão cinematográfica transformou-se num modelo para seu próprio trabalho. Colaborações entre Dalí e diretores de cinema lendários é indicado ao lado de suas pinturas e outro trabalho, iluminando as maneiras em que as idéias, o iconográfico, e as estratégias pictoriais são compartilhadas e transformadas através dos meios. Entre os trabalhos prococativos na exposição seja Um Cão Andaluz, um filme feito com Luís Buñuel, que caracteriza como notoriedade, uma seqüência quase de dissecação de um olho que está sendo cortado por uma navalha. A Idade de Ouro, uma outra colaboração de Buñuel e um dos marcos do cinema surreal; projetos empreendidos em Hollywood com Alfred Hitchcock e Walt Disney; e pinturas importantes como Os primeiros dias da mola e Prazeres
Iluminados. Conjuntamente com a exposição da galeria, uma série das seleções nos teatros do MoMA apresenta os retratos do movimento Dalí do clássico e do avant-garde estimado, as películas em que ele colaborou e exemplos de seu legado no cinema contemporâneo.


Tive a oportunidade de assistir o Cão Andaluz, com 15 anos de idade, um filme que minha escola passou. A aflição que me causou a cena do olho, até hoje me persegue. É forte demais. Quanto suas obras, pude numa ida aos EUA, conhecer seu museu nem St. Petersburg, Flórida. Fiquei estarrecida com as obras, com o tamanho delas e com a inteligência depositada e fragmentada em cada pincelada. Quem tiver a oportunidade de estar em NY, não perca, vá ao MoMA.
MoMA
The Museum of Modern Art
11 West 53 Street, New York, NY 10019-5497 MoMA.org






Nenhum comentário: